Odontologia Sustentável

PRATIQUE A ODONTOLOGIA SUSTENTÁVEL

A definição mais usada para o desenvolvimento sustentável é:

“O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.”

COMO FAZER:

A conscientização ambiental está diretamente relacionada com a responsabilidade social. Deve-se  utilizar melhor os recursos naturais, gerar menor volume de resíduos e economizar dinheiro.

1. Todo o resíduo de papel, plástico, alumínio deve ser separado e enviado para a reciclagem. O lixo orgânico enviado, segundo as normas da ANVISA, para incineração.

2. Utilize menos papel: Implemente um sistema on line de marcação de consultas, orçamentos de tratamentos e até resultados de exames.

3. Prefira lâmpadas compactas ou circulares, que além de serem mais econômicas, duram cerca de 13 vezes mais que as lâmpadas convencionais. Sempre que possível deixe a luz do sol iluminar seu consultório. Quando o consultório estiver vazio apague as luzes.

4. Use o computador no modo de economia de energia. O monitor ligado, mesmo com descanso de tela, é responsável por 80% do consumo de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar.

5. Os móveis podem ser planejados com madeira de reflorestamento. As paredes pintadas com tinta à base de água.

6. Ideal que a localização seja próximo a algum meio de transporte público, pois incentiva o uso e o estacionamento permita guardar bicicletas.

7. Procure sempre limpar/trocar os filtros do ar condicionado. O equipamento sujo representa 158K de gás carbônico a mais na atmosfera por ano. A ventilação natural ajuda a minimizar o uso do ar-condicionado.

8. Escovas dentais: Por serem um produto de uso pessoal rapidamente descartado, enchem lixões e aterros sanitários. Utilizar latas para a coleta de escovas e pastas de dente usadas. A ideia é envolver os pacientes nas ações de responsabilidade ambiental e entregar todo o material recolhido para algum artista plástico, que criará artes que devem ser exposta posteriormente ao público, para estimular o debate sobre a produção de lixo na sociedade.

9. Em média uma cuspideira ligada desperdiça 0,9 litros de água por minuto chegando a 54 litros de água por hora. Use-a apenas quando necessário. Não deixe a cuspideira ligada sem necessidade/uso. Existem modelos que economizam água e acionam o dispositivo através de pedal ou sensor.

10. Fique sempre atento a possíveis vazamentos em sua clínica/consultório. Mesmo os pequenos podem desperdiçar grande quantidade de água. Torneiras de pressão ou acionadas por sensores ajudam a reduzir o consumo de água em até 40%

11. Brocas: Dê preferência às com base de aço inoxidável. Esse metal pode ser reciclado, reduzido ou re-manufaturado.

12. Troque a máquina de raio x convencional por uma digital. A diferença básica está no uso de sensores no lugar dos filmes radiográficos. Com isso reduz-se o tempo de exposição e a dose de radiação.

13. Procure utilizar soluções bucais livres de colorantes artificiais e adoçantes. Elas fazem menos mal à saúde e ao meio ambiente.

14. Na hora da compra dos seus produtos odontológicos, valorize as empresas que tenham responsabilidade sócio-ambiental.

15. Utilizar copos não descartáveis para uso da equipe. Deixar os descartáveis somente para os clientes.

16. Produtos de limpeza: escolha detergentes livres de produtos químicos perigosos. Assim evita que seus pacientes e funcionários sejam expostos.

17. Na hora de pintar o consultório, reduza a perigosidade dos resíduos que produz. Prefira tintas, solventes e vernizes de base aquosa.

18. Utilize equipamentos eletrônicos a energia solar (calculadora/relógio/luz de emergência). Se não for possível utilize pilhas recarregáveis.

19. Separar o lixo e descartá-lo nos seus recipientes respectivos é uma atitude ecologicamente correta. Pratique essa idéia!

Dessa forma podemos ajudar o planeta, e entregar para as próximas gerações um planeta melhor com bocas saudáveis!

A palavra “sustentável” não é apenas uma palavra da moda, mas sim uma solução tangível e com uma boa relação custo-benefício para todos.

“Seja a mudança que você deseja ver no mundo.” []

Por Drª Vivian Bernhard
Especialista em Periodontia & Implantodontia
Habilitação em Laser na Odontologia.
Graduação em Odontologia

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s