Porque os dentes não crescem como os cabelos?


Dentes e cabelos são estruturas que já se formam no útero materno,  porém   possuem constituição, função e forma de desenvolvimento diferentes.

Os dentes se formam a partir de células do epitélio bucal e outros grupos de células que constituem  uma estrutura chamada lâmina dentária, onde serão implatados, em primeiro lugar, os dentes chamados  decíduos, ou seja, os 20 dentes de leite. Logo depois, é formada uma segunda lâmina dentária chamada  lâmina de substituição  onde irão se formar  os dentes permanentes que substituirão os dentes de leite. Apesar dos bêbes nascerem sem dentes, estes  já se encontram nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. Tanto a lâmina dentária como a lâmina de substituição iniciam sua função na sexta semana pré natal e continuam até os 15 anos com a formação dos terceiros molares.

Os cabelos são um tipo de pelo. Os pelos são estruturas constituídas por um maciço de queratina, um tipo de proteína, que são produzidas pelo folículo piloso, estrutura que fica na derme (camada profunda da pele). Estima-se que haja cinco milhões de folículos pilosos no corpo de um adulto. No couro cabeludo, que é a pele que reveste o crânio, há 100.000 destes folículos pilosos produzindo o cabelo. Vale lembrar que cada pelo cresce de um único folículo.

O crescimento dos cabelos é feito por ciclos. O primeiro ciclo compreende o crescimento ativo  do cabelo. Costuma durar entre três a seis anos, no couro cabeludo. O segundo período, que tem duração de mais ou menos três semanas,  é o período em que há uma parada  de replicação das células que produzem a queratina de formação do cabelo. O terceiro período é fase em que o cabelo cai, ou seja, se desprende do canal que o segura a raiz do folículo. É bom lembrar que cada fio de  cabelo está numa fase diferente, já que, se todos os cabelos estivessem na mesma fase, a cada final de um ciclo de crescimento haveria uma perda de cabelo total e a  pessoa ficaria calva.

Como podemos observar, os dentes se formam definitivamente como serão por toda nossa vida ainda no utero, porém esta forma definitiva só aparece após o nascimento e com nosso desenvolvimento. Já os cabelos tem as células que o formam trabalhando de forma diferente, fazendo com que cada folículo que o produz tenha um ciclo para crescimento por isso sempre teremos alguns fios caindo e outros crescendo.

FONTE: iGeduca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s