Autoestima para quem sofre com deformações na face


Instituto em Bauru, SP, oferece a prótese de graça. Os profissionais utilizam uma cera especial, silicone colorido e, para ficar idêntica à pele humana, um corante natural, que muda de cor de acordo com a temperatura do corpo.

Uma cirurgia rara no Brasil está devolvendo a autoestima para quem teve algum tipo de deformação no rosto. As próteses foram desenvolvidas no interior de São Paulo.

Durante quatro anos, Dona Maria das Dores viveu escondida, com vergonha de mostrar o rosto. Por causa de um câncer de pele, ela teve que remover o nariz.

“Eu olhava no espelho, me via toda detonada. Aquilo para mim era uma desilusão total”, lembrou ela.

Dona Maria só voltou a sorrir depois de receber de graça uma prótese feita por um instituto internacional de reabilitação, em Bauru. A cirurgia de reconstrução da face é rara no país.

Parafusos de titânio são fixados nos ossos e a prótese é presa com um imã. Foi assim que Seu José ganhou um rosto novo, deformado por um tumor. O carioca Marcos perdeu a orelha direita num acidente e também foi operado.

“Os portadores de deformidades faciais vêm com uma autoestima muito baixa, devido à exclusão social, até mesmo a não aceitação dos membros familiares”, explicou o cirurgião dentista Marcelo Oliveira.

As próteses são feitas lá mesmo. Os profissionais utilizam uma cera especial, silicone colorido e, para ficar idêntica à pele humana, um corante natural, que muda de cor de acordo com a temperatura do corpo.

“Mais emocionada, a pessoa fica mais vermelha ou com frio fica mais pálida”, disse o cirurgião dentista.

O instituto é filantrópico e mantido com verbas de organizações de outros países. Para receber o tratamento, o paciente passa por uma avaliação sócio-econômica. Em 80% dos casos, as próteses são oferecidas de graça.
Nos últimos cinco anos, o instituto atendeu 600 pessoas. Pacientes que recuperaram a vontade de viver.

“Voltei a ser a pessoa que eu era. Expansiva, alegre, feliz”, contou a Maria das Dores.

* Veja a reportagem no site do Jornal Nacional

FONTE: Jornal Nacional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s