Saiba porque é importante a visita periódica ao dentista


Você vai ao dentista regularmente? Segundo dados do IBGE, aproximadamente um terço da população nunca teve atendimento odontológico ou não se consulta há três anos ou mais. Diante deste cenário, alguns alertas sobre a importância do dentista e as principais doenças bucais são necessários.

ALGUNS MOTIVOS PARA VISITAR O DENTISTA REGULARMENTE:

Prevenção: Através do exame clínico e das orientações profissionais fica mais fácil prevenir cáries, doenças periodontais e outras complicações, evitando assim problemas futuros no cuidado com os dentes e gastos em longos tratamentos. Um check-up periódico não deixa que os problemas saiam do controle.

Limpeza e Clareamento: Mesmo com uma higienização, escovação dos dentes e da língua bem feitos, o uso de fio dental, de anti-sépticos bucais e de escova lingual, para garantir a não-formação da placa bacteriana, de cáries e tártaro, a visita ao dentista é primordial para tirar as suas dúvidas e verificar se está fazendo todos os procedimentos de maneira correta. Já existem muitas técnicas para clarear as diversas manchas nos dentes. O dentista irá realizar o tratamento indicado para o seu caso.

Restaurações: Antigas restaurações (conhecidas como obturações) feitas em amálgama, aquele material na cor cinza escuro, podem ser substituídas por resinas mais atuais que são imperceptíveis e duradouras.

Próteses: Os implantes e as próteses possibilitam a substituição de um ou mais dentes perdidos.

Fugir do mau hálito: Grande parte das causas do mau hálito está na boca. Escovar os dentes e a língua é essencial para manter um bom hálito. Visitar o dentista duas vezes ao ano também pode evitar problemas desagradáveis.

Prevenir Câncer bucal: Exames periódicos ajudam a identificar pequenas lesões que, se não tratadas, poderão evoluir para alguma forma de câncer.

Saúde do corpo: Uma boca bem cuidada reflete na saúde de todo o corpo. Uma má mastigação ou mesmo uma mordida errada podem ocasionar desde dores de cabeça até problemas gástricos.

Evitar problemas cardíacos: Poucas pessoas sabem, mas algumas bactérias presentes na região bucal podem atacar o coração. A endocardite bacteriana, um tipo de problema cardiológico decorrente de processos infecciosos, pode ter origem na cavidade oral e causar a proliferação de bactérias nocivas ao organismo.

Auto-estima: Manter um sorriso saudável e bonito é uma boa maneira de você ficar bem consigo mesmo. Gostando mais de sua aparência, você estará mais seguro para enfrentar o dia-a-dia.

Endireitar os dentes: dentes tortos, além de serem esteticamente feios, diminuem o rendimento mastigatório, causam dores de cabeça e ouvido, prejudicam a fonética, entre outros problemas.

Incentivar seus filhos: as crianças devem freqüentar desde cedo o dentista. Dessa maneira, elas mantêm a saúde bucal e criam o hábito, combatendo a “odontofobia”.

Perder o medo: Dentista não é mais sinônimo de dor e pânico. Hoje, o tratamento dentário é muito mais eficaz, rápido e indolor com a tecnologia disponível nos consultórios.

Dor de dente: O melhor remédio é a prevenção. Visitas periódicas ao dentista, mesmo que você não esteja com qualquer sintoma, podem detectar o problema desde cedo, garantindo o sucesso do tratamento.

Corrigir maus hábitos: em conversa com o seu dentista, ele identificará seus maus hábitos, como morder os lábios, roer unhas ou mastigar canetas, mostrará os malefícios dessas atitudes e estimulará a desvincular-se deles.

FONTE: clicRBS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s