Especialista explica ligação entre deixar de escovar os dentes e risco de infarto


Sempre houve suspeita sobre a ligação entre má higiene bucal e o aumento do risco de ataque cardíaco. Mas ninguém nunca foi capaz de descobrir exatamente porque deixar de escovar os dentes regularmente pode levar a um infarto.

Um especialista em odontologia da Universidade de Bristol descobriu que uma bactéria comum responsável pela cárie dentária e pela doença periodontal pode sair para a corrente sanguínea e ajudar a formação de coágulos sanguíneos. A informação foi publicada nesta segunda-feira no site do jornal britânico “Telegraph”.

Os coágulos podem causar ataques cardíacos e derrames, que juntos causam mais de 200.000 mortes no Reino Unido a cada ano.

Na maior parte do tempo, essas bactérias estão confinadas na boca, mas quando há sangramento nas gengivas, elas podem entrar no sangue.

Na corrente, as bactérias utilizam uma proteína na superfície que força as plaquetas a se juntarem, formando um escudo protetor.

Segundo Howard Jenkinson, professor de microbiologia oral, “o que temos feito é talhar a única molécula de proteína na superfície das bactérias que podem ativar a formação de plaquetas”.

“É a primeira vez que um mecanismo a partir de uma única bactéria foi mostrado para ativar as plaquetas e fazê-las se espalhar.”

O professor ainda descreve o mecanismo: “Quando as plaquetas se aglutinam, elas envolvem completamente as bactérias. Isso proporciona uma cobertura protetora não só do sistema imunológico, mas também de antibióticos que poderiam ser utilizados para tratar a infecção.”

‘Infelizmente, a aglutinação das plaquetas pode provocar pequenos coágulos sanguíneos, tumores nas válvulas ou a inflamação dos vasos sanguíneos que podem bloquear o fornecimento de sangue ao coração e ao cérebro.’

O estudo fornece evidências para ainda mais um motivo para escovar os dentes.

“As pessoas precisam estar cientes de que, assim como manter um controle sobre a dieta, pressão arterial, colesterol e níveis de aptidão, elas também precisam manter uma boa higiene dental para minimizar o risco de problemas cardíacos”, disse o cientista.

Mas a pesquisa também deve acelerar o desenvolvimento de drogas que possam prevenir a formação de coágulos sanguíneos potencialmente mortais.

FONTE: Folha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s