Cigarro pode reduzir ação de antibióticos


Considerado pela OMS – Organização Mundial de Saúde – fator de risco para mais de 50 doenças e responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil, o tabagismo pode afetar de forma negativa a atuação de antibióticos e interferir na eficácia do tratamento. Foi o que revelou um estudo realizado na Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, de Campinas.

A pesquisa utilizou o antibiótico Metronidazol, prescrito para o tratamento de doenças periodontais, ginecológicas e outras. A conclusão foi a de que o cigarro pode interferir na ação do Metronidazol no organismo de fumantes, o que significa a alteração de sua metabolização e uma possível interferência na eficácia do tratamento de doenças com o uso deste medicamento.

Para compensar a redução do efeito do medicamento no organismo, dentistas e médicos precisariam ministrar doses maiores do antibiótico para os pacientes fumantes. A nova dosagem implica, porém, no risco de potencializar também os seus efeitos colaterais, como alteração de paladar e diarreia.

Os pesquisadores do estudo, que será apresentado pela cirurgiã-dentista Fabiana Nolasco, no Congresso Mundial de Odontologia, em outubro, nos Estados Unidos, selecionaram um grupo de pessoas que fumavam 20 cigarros por dia e um grupo de não fumantes com o objetivo de analisar a concentração do Metronidazol na corrente sanguínea e na saliva antes, durante e após a ingestão do medicamento nestes pacientes, para verificar se o hábito de fumar diminui as concentrações normalmente atingidas pelo antibiótico testado.

FONTE: CRF SP

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s