Conheça os tratamentos que melhoram a estética da gengiva


Atualmente, a estética oferece diferentes soluções para melhorar nosso sorriso, corrigindo falhas na gengiva. Um grande ganho para os pacientes. Não adianta os dentes serem perfeitos, se a gengiva não está saudável e destoa esteticamente do restante. Para uma parte delicada como esta, existem procedimentos como a plástica gengival e peeling gengival, por exemplo, que visam solucionar a questão estética.

Um problema sério e comum é a retração gengival: quando a gengiva perde a sustentação óssea e sai do lugar original, expondo a raiz do dente. O processo pode ser lento, rápido, superficial ou crônico e as causas são variadas, mas a maioria das ocorrências é devido à gengivite e a periodontite, geralmente provocadas pela má higiene.

A solução para este caso é a plástica gengival, feita pelo próprio cirurgião dentista, que vai recobrir a raiz exposta e melhorar a estética e a função protetora que a gengiva exerce. Todas as pessoas têm alguma retração, mas a maioria é bem pequena, assintomática e indolor. Já em outras pessoas ela vem acompanhada de muita dor e choque térmico. É importante um tratamento e acompanhamento das causas para que não ocorra a perda dental.

Para quem se incomoda com manchas ou com a cor da gengiva também há tratamento. Neste caso, a indicação é peeling gengival, realizado pelo dentista. Trata-se da remoção do tecido externo da gengiva, sem nenhum corte, por meio de abrasão mecânica. Outra opção é o procedimento com laser. Os resultados são geralmente iguais nos dois casos, no entanto, enquanto no primeiro caso há uma demora de cerca de 40 dias para cicatrizar, no segundo o tempo cai pela metade. A intervenção também é menos dolorosa com o uso do laser. Em alguns casos são necessárias leves correções posteriores.

A gengiva escurecida é mais frequente em negros e mestiços, já que o problema é causado por uma elevada produção de melanina. Mesmo sendo uma questão estética, o especialista é que avaliará a necessidade ou não dos procedimentos e quais os reais benefícios para cada paciente.

FONTE: Abril

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s