Por que doce depois de escovar os dentes tem gosto ruim?


Nós podemos facilmente identifcar os sabores que combinam muito bem. A combinação de chocolate com amêndoas chega a dar água na boca, assim como sorvete com morangos. Mas se você já tomou um pouco de suco de laranja depois de escovar os dentes lembra que o sabor a seguir é o pior gosto que já experimentou.

Enquanto o sabor de hortelã da pasta de dente é muito bom, e o suco de laranja tem um delicioso doce sabor cítrico, a combinação do dois produz uma mistura que é horrorosa. Mas por quê?

Atualmente os cientistas sabem que o paladar deriva de uma combinação entre as moléculas dos alimentos e os receptores existentes na língua. Moléculas de um certo formato irão interagir com receptores que são moldados para encaixar nelas. Mas os receptores podem ser manipulados, o que pode ser a melhor explicação para o terrível gosto da mistura de creme dental e suco de laranja.

O provável culpado desta desagradável reação é um agente que produz a espuma e que está presente em todas as marcas de creme dental.  Lauril sulfato de sódio, vulgo LSS, um composto presente em todas as pastas de dentes.

Esse detergente, responsável pela limpeza e espuma durante a escovação, é acusado de atordoar as papilas gustativas (presentes em toda a língua), impedindo temporariamente as substâncias que causam a sensação doce de interagir com os receptores de gosto. Ou seja, a língua recém-escovada que provar do suposto quindim vai sentir só o que ele tiver de amargo, azedo e salgado. É um sabor incompleto, falsamente diet, porque o açúcar está ali, só não é sentido.

Além disso, por ser um detergente, o LSS também dissolveria os fosfolipídeos, responsáveis por conduzir o impulso nervoso das sensações – no caso, a de gosto.

Em defesa do LSS, pode-se dizer que o tempo de contato da substância com nossas papilas gustativas durante a escovação é muito curto, sua concentração é pequena e os receptores gustativos da língua estão constantemente se renovando.

Não há estudos que provem definitivamente que o LSS tem mesmo esse efeito de ‘apagar o doce’. Na pasta de dentes há outras substâncias, como os aromatizantes, que também atordoam os receptores de gosto.

FONTE: Super Interessante

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s