Saúde bucal: tensão e estresse podem causar problemas


Sorrir é o melhor remédio para os dentes. O estresse, definitivamente incorporado ao dia a dia nas grandes cidades, pode afetar gravemente a saúde bucal.

As dores têmporomandibulares, que repercutem por toda a cabeça, maxilar, pescoço, ouvidos e até mesmo nas costas, são uma queixa muito comum e geralmente estão associadas ao estresse. A melhor forma de prevenção, então, é sorrir mais e buscar formas de aliviar o excesso de preocupações.

Além de a tensão aumentar as chances de infecções nos dentes e gengiva, chega a limitar a fala e a mastigação. O bruxismo é o quadro mais comum.

Ao conversar alguns minutos com o paciente, os motivos de todo o sofrimento físico vêm à tona: depressão, estresse, ansiedade e medo.

Bruxismo é o termo usado para descrever o hábito de apertar ou ranger os dentes durante o sono. Enquanto os homens costumam apresentar distúrbios grastintestinais ao somatizar problemas, as mulheres tendem a concentrar seus problemas na região da cabeça.

Imagine se uma pessoa passasse 24 horas por dia na academia. Em pouco tempo não conseguiria nem andar. O mesmo acontece com quem força a musculatura dos maxilares o tempo todo, apertando ou rangendo os dentes. Em pouco tempo a dor se torna insuportável.

As causas da doença ainda não são totalmente conhecidas, mas o estresse mental é um dos principais fatores de risco.

Pacientes com disfunção têmporomandibular devem tratar os problemas bucais já instalados, fazer uso noturno de uma placa interoclusal — que impede a pessoa de apertar ou ranger os dentes enquanto dorme —, e receber acompanhamento clínico constante. Atividades ou terapias complementares para administrar os níveis de estresse também são mais que bem vindas.

Nos Estados Unidos, dados do Instituto Nacional de Pesquisa Crâniofacial e Dental revelam que 10,8 milhões de pessoas sofrem de dores na articulação têmporomandibular em função do estresse.

FONTE: clicRBS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s