A verdade sobre a metanfetamina e a saúde bucal


A metanfetamina tem-se vulgarizado como droga de abuso devido aos seus efeitos agradáveis intensos tais como a euforia, aumento do estado de alerta, da auto-estima, do apetite sexual, da percepção das sensações e pela intensificação de emoções. Por outro lado, diminui o apetite, a fadiga e a necessidade de dormir.  É uma droga altamente viciante, que destrói o corpo inteiro, incluindo a saúde bucal do usuário.  Cerca de 10 milhões de americanos usam metanfetaminas, enquanto que mais de 1,4 milhões são usuários habituais.

Como os efeitos do uso da metanfetamina são devastadores, a Associação Dental da Pensilvânia (BDA) quer informar o público sobre esta droga destrutiva.

Um indivíduo pode tornar-se quase que imediatamente viciado após o primeiro uso da droga, pois é um estimulante do sistema nervoso central que espelha substâncias químicas no cérebro que transmitem mensagens de satisfação e euforia. Ela libera grandes quantidades de dopamina, criando uma intensa sensação de prazer.

Em seguida, afetam a coordenação motora, memória, atenção e capacidade de sentir prazer.  Eventualmente, ela esgota a produção do cérebro de mensagens químicas normais que criam sensações de prazer.

O uso da metanfetamina pode causar sérios problemas de saúde, incluindo danos cerebrais irreversíveis e permanentes, problemas respiratórios, hipertermia, náuseas, vômitos, diarréia, batimentos cardíacos irregulares, acidentes vasculares cerebrais , hipertensão, cáries extensas e até mesmo a morte.

Os efeitos nocivos do consumo de metanfetaminas na cavidade oral é particularmente profundo. Como, profissionais de saúde, é preciso ter a mente aberta e tratar não só do paciente como mais uma boca que necessita de tratamento odontológico, mas sim, tratar em seus aspectos sociais, emocionais e psicológicos, de modo que um indivíduo com dependência possa ter acesso ao devido tratamento. O dentista precisa saber indicar uma equipe para tratar o vício, e não apenas remediar os efeitos sobre a dentição.

A boca de um usuário de metanfetamina é muitas vezes referida como “boca meta”, por causa da cárie dentária desenfreada que ocorre com o uso desta droga.

O USO DA METANFETAMINA AFETA A SAÚDE BUCAL DE VÁRIAS MANEIRAS:

– Os dentes tornam-se escurecidos, manchados e fracos, e esfarelam com facilidade. Muitos usuários também apresentam dor e sangramento nas gengivas.

– Os ingredientes ácidos de metanfetaminas pode danificar os dentes.

– Os usuários de metanfetamina costumam ranger os dentes.

– Apresenta boca seca, ou seja, diminuição salivar.

– Os usuários freqüentemente ingerem bebidas açucaradas, banhando os dentes em ácidos açucarados.

– A metanfetamina no organismo normalmente dura cerca de 12 horas, durante o qual os usuários normalmente não escovam os dentes ou usam fio dental.

Muitas pessoas acreditam que o consumo de metanfetaminas está isolado no interior das cidades e dos subúrbios, mas a verdade é que o abuso de drogas atinge todas as partes da Pensilvânia.

Um dentista em qualquer lugar pode e vai encontrar um paciente que sofre os abusos da metanfetamina, e todos nós precisamos saber sobre os efeitos colaterais e protocolos de tratamento.

METANFETAMINA NO BRASIL

O Brasil, por ser um país próximo a grandes centros produtores de cocaína acaba por ter uma demanda menor de drogas sintéticas desprovidas de grande apelo de marketing, a exceção é o ecstasy. A oferta barata de cocaína compete diretamente com o potencial produtor de laboratórios clandestinos de metanfetaminas; Porém as metanfetaminas começam, pouco a pouco, a serem encontradas no Brasil, principalmente ligadas a grupos já tradicionalmente consumidores de outras drogas sintéticas, tais como freqüentadores de clubs e festas de música eletrônica, apesar dos grandes esforços dos promotores sérios destes eventos os desassociarem ao consumo destas drogas. Mais recentemente houveram relatos de que as metanfetaminas também começam a serem utilizadas em alguns campus universitários, talvez pela facilidade de sua síntese nos laboratórios locais.

FONTE: Medical News

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s