Estudo aponta ligação entre terapia periodontal e redução do colesterol


De acordo com matéria publicada na última edição do Boletim do CRO-RJ, o tratamento odontológico é capaz de influenciar positivamente na redução de níveis de colesterol. Essa ligação foi constatada durante um estudo realizado com 50 pessoas cujos resultados foram publicados no “Southern Medical Journal”, em julho deste ano.

Segundo a notícia, os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos, sendo que um foi submetido à terapia periodontal local, enquanto o outro não. “O perfil lipídico de todos os participantes foi avaliado no início e três meses após o término do estudo”, diz.

Com isto, os autores identificaram uma redução drástica nos níveis de colesterol total e LDL nos pacientes que realizaram o tratamento. E, ainda observaram nesse grupo, uma redução de sangramentos dentários. Assim, segundo a notícia, os autores entendem que “a periodontite provoca modificações no organismo capazes de alterar os níveis de colesterol total e LDL, por meio da ativação dos mecanismos de resposta inflamatória e metabólica”. De forma que, o tratamento periodontológico demonstra ser uma estratégia eficiente para a redução do colesterol.

FONTE: Portal Educação

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s