Boas doses de risada podem ajudar a prevenir doenças cardíacas


Dar risadas e a agir com bom humor pode ajudar a proteger alguém contra um ataque cardíaco? Segundo um estudo recente realizado por cardiologistas da Universidade de Maryland Medical Center, em Baltimore, a resposta é sim.

Feito em 2009, o estudo foi o primeiro a indicar que o riso ajuda a prevenir doenças do coração. Segundo os pesquisadores, pessoas com doenças cardíacas têm 40% menos propensão a dar risada de uma variedade de situações em comparação às pessoas da mesma idade sem doença cardíaca.

O velho ditado de que “rir é o melhor remédio”, definitivamente parece ser verdade quando se trata de proteger o seu coração.

Nós não sabemos ainda por que rir protege o coração, mas sabemos que o estresse mental está associada com disfunção do endotélio, a barreira protetora de nossos vasos sanguíneos. Sem essa barreira, podem ocorrer uma série de reações inflamatórias que levam ao acúmulo de gordura e colesterol, entupimento de artérias coronárias e, finalmente, a um ataque cardíaco.

No estudo, os pesquisadores compararam as respostas de humor de 300 pessoas. Metade dos participantes já havia sofrido um ataque cardíaco ou se submetido a uma cirurgia de revascularização do miocárdio. Os 150 restantes não apresentavam doença cardíaca.

Em um questionário, os voluntários responderam uma série de perguntas de múltipla escolha para descobrir o quanto riam em determinadas situações. Em um segundo momento, responderam verdadeiro ou falso em um formulário que mede a raiva e a hostilidade.

A conclusão do estudo apontou que “as pessoas com doença cardíaca respondem com menos humor às situações da vida cotidiana”.

A capacidade de rir — naturalmente ou como um comportamento aprendido — pode ter importantes implicações nas sociedades, tais como a União Europeia, onde a doença cardíaca continua figurando como o assassino número um.

Ter dentes saudáveis é mais um motivo para distribuir sorrisos por aí. Cuide bem dos seus dentes que sua saúde agradece!

Por Drª Vivian Bernhard
Especialista em Periodontia & Implantodontia
Habilitação em Laser na Odontologia.
Graduação em Odontologia

FONTE: clicRBS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s