Mídias Socias e a Odontologia


Afinal, o que  são  as Mídias Socias?

São tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas (isso inclui as empresas) para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas(e eis o seu 1º grande diferencial). Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que usam tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs, ou mashups (aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para criar uma nova aplicação), permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo.

E agora?

As mídias sociais estão ai para ficar. A evolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs) tem provocado mudanças em todos os setores da sociedade e não poderia ser diferente em odontologia. Diversos dentistas já estão presentes no Orkut, facebook e Twitter.

As pessoas tem cada dia menos tempo  e a quantidade de informação está cada vez maior. As redes sociais propiciam uma convergência de determinados grupos a determinados assuntos relevantes para aquele grupo, fazendo com que a informação já chegue filtrada.

Ter perfil em uma dessas redes é uma tendência que tem provado ser muito eficaz tanto para grandes corporações como para pequenas e médias empresas. Além de se tornar um meio de divulgação do que a empresa faz (produto/serviço), também funciona como ferramenta institucional. Já vimos perfil de empresas no twitter, facebook, orkut etc. Estar por dentro dessas mídias, é de fato um acerto.Mas estar presente não quer dizer necessariamente que está mídia trará benefícios a sua empresa/consultório. Nas mídias sociais o que importa é saber usá-las a seu favor.

Então, como você pode usar as redes sociais para dar uma agitada em seu consultório?

Muitos dentistas têm o costume de mandar cartões para os pacientes nas datas comemorativas, natal, aniversário, dia dos pais, mães etc. Pensando em facilitar este meio de comunicação e marketing o uso de redes sociais pode lhe ajudar a manter um contato mais próximo com seus pacientes. Usar essas redes sociais podem ser uma “faca de dois gumes”, pois elas podem elevá-lo ao topo da popularidade ou ao fundo do poço. Todo cuidado é pouco, cada passo deve ser estudado, é  como um jogo, onde você pode ganhar ou perder, não existe meio termo. O melhor é ir devagar. Nada de começar com o uso de vídeos mostrando seu consultório, ou um super facebook com milhōes de fotos, etc. Como já dizia o ditado, “É devagar que se vai longe”.

Recomendo que primeiro aprenda a usar as ferramentas, depois use-as corporativamente.

Você pode começar utilizando as redes sociais para:

Confirmar horários de seus pacientes, Marcar ou remarcar consultas, Convidar para um check up, Oferecer uma dica de um novo produto/serviço, Enviar um link para um artigo ou reportagem interessante, Lembrar o datas comemorativas, Falar sobre uma nova especialidade em seu consultório.

Se o paciente tem um twitter, facebook, orkut, etc., pergunte a ele se o utiliza ativamente e somente assim utilize as dicas acima, senão você corre o risco de ficar falando sozinho literalmente, pois tem muita gente que até tem perfis nas redes sociais, mas somente os acessa uma vez por mês, ou seja, vāo responder a você depois de trinta dias que você mandou uma mensagem. Por isso é bom ir testando as possibilidade antes de mudar sua rotina.

Uma coisa que é importante tanto nas redes sociais como em blogs ou sites de seu consultório é você separar o que é pessoal e o que é “corporativo”. Sim isso mesmo, separe seu negócio de sua imagem pessoal. Isso vai lhe poupar um monte de aborrecimentos.

Antes de criar uma conta em qualquer rede social, veja o trabalho de monografia de Carolina Lima @CadyWitter onde menciona os equivocos das empresas no Twitter.

Por Drª Vivian Bernhard
Especialista em Periodontia & Implantodontia
Habilitação em Laser na Odontologia.
Graduação em Odontologia
REFERÊNCIAS

1. Lima, Carolina. Como acabar com sua #empresa em apenas 140 caracteres. Disponível em: < http://migre.me/14Nmp >. Acesso em: 14 de agosto de 2010.

2. Rocha, Marcos. Mídias socias e a odontologia – Parte 1. Disponível em: < http://migre.me/14NgT >. Acesso em: 14 de agosto de 2010.

3. Rocha, Marcos. Mídias socias e a odontologia – Parte 2. Disponível em: < http://migre.me/14NjC >. Acesso em: 14 de agosto de 2010.

One comment

  1. Super interessante o texto e também o vídeo.
    Se o Dentista souber utilizar todas essas ferramentas de forma inteligente e responsável, poderá sim, trazer bons frutos.

    Parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s