Por que perdemos o paladar quando estamos resfriados?


Aproveitando essa época de temperaturas mais baixas onde muitas pessoas ficam resfriadas, vamos entender por que nāo sentimos o gosto dos alimentos quando estamos resfriados.

Bem, existem papilas gustativas que se localizam na língua e na garganta, que conseguem distinguir os sabores dos alimentos (doce, azedo, salgado e o amargo), mas cabe ao olfato 50% da percepção do sabor. É ele quem vai diferenciar se aquele doce é um bolo de chocolate ou de baunilha. Ao ser mastigado, o alimento libera moléculas que entram pela cavidade nasal junto com o ar.

Se você pega um resfriado forte, as células ligadas ao nervo olfativo, que se localizam na parte superior do nariz, ficam cobertas de muco. Irritada, a mucosa nasal incha, dificultando a passagem do ar. Tudo isso faz com que as moléculas liberadas pela comida não alcancem as células capazes de identificá-las. A percepção do gosto fica comprometida.

Isso também é facilmente comprovado em indivíduos que caíram, bateram a cabeça e cortaram seus nervos olfatórios, através de um deslocamento da lâmina cribiforme. Por essa lâmina passa todo o nervo olfatório, então essas pessoas sentem apenas o sabor dos alimentos e não o gosto.

FONTE: Revista Saúde http://migre.me/14wxR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s