Como cuidar da sua escova de dente


A escova de dente requer cuidados especiais como lavar as mãos antes da escovação e usar o tamanho de cabeça compatível. No caso das crianças, recomenda-se escovas de cerdas macias, cabo anatômico, boa empunhadura e poucas reentrâncias. Devem ser evitados cabos com desenhos e muitos detalhes que possam acumular resíduos e bactérias.

Em relação a troca da escova de dentes, é importante troca-la a cada três meses ou quando observar que ela começa a ficar desgastada. Por quê? Estudos mostram que após três meses de uso normal, as escovas tornam-se menos eficientes na remoção da placa bacteriana dos dentes e gengiva, em comparação a novas escovas. Além disso a umidade das cerdas após a escovação aumenta o acúmulo de bactérias com o passar dos meses. No caso de crianças pequenas (que às vezes mordem as cerdas, o cabo), o melhor é a troca mensal.

Para preservar a sua escova dental e a sua saúde, certifique-se de deixá-la secar completamente entre um uso e outro. As escovas podem ser meios de cultura para germes, fungos e bactérias, que depois de um tempo podem se multiplicar em níveis significantes. Depois de usar sua escova, agite-a vigorosamente sob água corrente e guarde-a em pé, de forma que possa secar.

O estudo também recomenda a aplicação de um desinfetante na escova. “Antisépticos ou enxaguantes bucais são uma boa opção e podem ser borrifados na escova antes de ser guardada”. Depois, com uma lavagem se retiram as bactérias mortas.

Para evitar que os vírus da gripe e resfriado se propaguem de uma escova para outra, tente evitar que sua escova se encoste em outras quando guardada. Um porta-escovas tradicional com fendas para manter diversas escovas em pé é um investimento valioso para a saúde de sua família.

Por Drª Vivian Bernhard
Especialista em Periodontia & Implantodontia
Habilitação em Laser na Odontologia.
Graduação em Odontologia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s