A Osteoporose e a sua relação com a Doença Periodontal


RESUMO

A osteoporose é definida como uma doença sistêmica que envolve perda de massa óssea, resultante de um desequilíbrio entre reabsorção e formação óssea. A etiologia da doença periodontal como uma infecção bacteriana está bem determinada. O resultado desta infecção bacteriana é a perda da inserção de tecido mole e reabsorção do osso alveolar, o qual leva à perda dental e edentulismo em adultos. A despeito de suas etiopatogenias, tanto a osteoporose quanto a doença periodontal apresentam comprometimento do metabolismo ósseo. Por tal razão, tem sido sugerida uma correlação entre estas duas patologias. Entretanto, a interpretação da literatura é complicada pela variedade de métodos usados para verificar-se a osteoporose, a massa óssea oral e a doença periodontal. A revisão da literatura sobre a correlação entre estas desordens é limitada e aponta a necessidade de estudos adicionais. O melhor entendimento desta relação pode ajudar os provedores da saúde, em seus esforços para detectar e prevenir a osteoporose e a doença periodontal.

REVISÃO DE LITERATURA

Osteoporose é uma doença esquelética sistêmica que se caracteriza por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, com conseqüente aumento da fragilidade óssea e susceptibilidade a fraturas.

Os maxilares fazem parte do esqueleto e como tais estão suscetíveis às mudanças que ocorrem nos mesmos com o passar dos anos.

Osteoporose e doença periodontal são doenças multifatoriais, crônicas e ambas dividem fatores de risco comuns como: fatores genéticos, dieta, fatores meio ambientais e fatores sistêmicos.

Enquanto a doença periodontal é uma doença local, a osteoporose é uma doença sistêmica. A perda óssea é um achado comum entre elas, sendo influenciada por fatores locais e sistêmicos, além de terem alguns fatores de risco em comum. Há uma plausibilidade biológica que, pelo menos em parte, a destruição do periodonto é afetada pela perda óssea sistêmica.

Muitos progressos têm sido feitos na compreensão da relação entre doença periodontal e saúde sistêmica. Há muito tempo, pensava-se que a periodontite era uma conseqüência do envelhecimento.  Contudo, aprendeu-se que com o passar dos anos nem todas as pessoas são de igual risco a desenvolver periodontite. Agora está sendo reconhecido no mundo todo que certas doenças sistêmicas, tais como osteoporose ou diabetes, podem aumentar o risco para doença periodontal

A osteoporose, por outro lado, aumenta o risco para doença periodontal e tem sido hipotetizado que esta enfermidade pode ocasionar uma diminuição da densidade do osso alveolar, tornando-o mais susceptível à reabsorção pelo efeito ou de coexistir ou subseqüente inflamação ou infecção periodontal. Ainda que a osteoporose não inicie a doença periodontal, ela pode afetar o curso da doença, pela redução da densidade mineral óssea e massa do trabeculado ósseo oral.

A perda dentária na região posterior pode estar associada com a diminuição do nível ósseo e da densidade mineral óssea alveolar, e esta última com a diminuição da densidade mineral óssea da vértebra lombar, havendo relação positiva entre a diminuição da massa óssea mandibular e os dentes perdidos.

Há um interesse muito grande nos estudos do relacionamento entre osteoporose sistêmica, perda óssea oral, perda dentária e os fatores de risco para estas condições, pela severidade da perda óssea alveolar ir aumentando com a idade.

Alguns sinais da osteoporose podem ser detectados na região de atuação do cirurgião-dentista. Dentre esses sinais podem ser citados: diminuição da densidade mineral óssea da mandíbula e do côndilo, redução da espessura do córtex mandibular, severa reabsorção do rebordo residual, extensa reabsorção óssea alveolar pós-exodontia, redução do número de trabéculas ósseas e conseqüentemente do volume ósseo na região interradicular, além de aumento do número de dentes perdidos. Por meio de radiografias panorâmicas convencionais, é possível detectar alguns desses sinais. Desse modo, considerando-se que a osteoporose é uma doença “silenciosa”, em que a perda óssea ocorre sem apresentar sintomas, o cirurgião-dentista exerce importante papel no seu diagnóstico. Ao observar sinais compatíveis com essa patologia, o profissional pode realizar um diagnóstico prévio da doença e encaminhar o paciente à realização de exames para o diagnóstico conclusivo e o tratamento adequado. Dessa maneira, o cirurgião-dentista pode contribuir para o diagnóstico, o prognóstico, bem como para a prevenção das complicações decorrentes da osteoporose.

A osteoporose, por si só, parece não contra-indicar por completo a realização de tratamentos odontológicos envolvendo os ossos maxilares, visto que, nessas estruturas, os efeitos da osteoporose são menores que em outros ossos. Porém, em casos de processos inflamatórios instalados, a deficiência estrogênica pode potencializar a perda óssea.

CONCLUSÃO

A osteoporose não representa o fator etiológico principal da doença periodontal, todavia em função da perda de massa óssea observada, pode agir como um fator modificador na patogênese da doença periodontal.

Os fatores de risco que contribuem para o estabelecimento da osteoporose também podem contribuir para o agravamento da doença periodontal, perda dentária e perda óssea maxilar,e são: o avanço da idade, o hábito de fumar, a menopausa e a falta de reposição hormonal e uma vida sedentária.

Por Drª Vivian Bernhard
Especialista em Periodontia & Implantodontia
Habilitação em Laser na Odontologia.
Graduação em Odontologia
REFERÊNCIAS

1. BERNHARD, Vivian R. A Osteoporose e a sua relação com a Doença Periodontal. Vila Velha, ES. [Monografia para obtenção do título de Especialista em Periodontia]. 2009. 54p.

Baixar arquivo em PDF: BERNHARD,V A Osteoporose e a sua relação com a Doença Periodontal

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s