Doença Periodontal & Tabaco


RESUMO

O consumo de tabaco tem sido considerado um potente fator de risco para muitas doenças, tendo um enorme efeito deletério no padrão da saúde geral dos indivíduos. Vários estudos revelam uma alta prevalência e severidade de doença periodontal em fumantes. Este estudo tem por finalidade apresentar uma revisão bibliográfica sobre o hábito de fumar associado ao aparecimento da doença periodontal.

REVISÃO DE LITERATURA

A relação entre fumo e a prevalência e severidade da doença periodontal tem sido discutida há muito tempo e pesquisas recentes têm sugerido que o hábito de fumar é um dos fatores de risco mais significativos para seu desenvolvimento e progressão. As razões para esta associação entre fumo e doenças periodontais ainda são desconhecidas. Porém vários estudos têm demonstrado a alta prevalência e maior gravidade da doença periodontal em indivíduos tabagistas.

Apesar de toda a conscientização, 4 milhões de pessoas morrem todo ano de problemas decorrentes do fumo e a Organização Mundial da Saúde estima que em 2020 serão 10 milhões. Tais números, obviamente, não chegam todo dia ao cidadão comum. Principalmente se esse cidadão está entrando na adolescência e tem coisas mais importantes a fazer do que ficar se prendendo a estatísticas. Mas as evidências estão aí, e não são poucas. Mesmo assim, muitas pessoas continuam fumando.

As agradáveis tragadas podem levar a problemas que, normalmente, não são diretamente relacionados pelos leigos. São os casos das doenças da boca. Quem fuma tem 4 vezes mais chances de possuir periodontite (doença que causa a destruição do osso que sustenta os dentes). Isso porque o fumo aumenta a descamação da mucosa oral, provaca aquecimento da gengiva, destruição do tecido ósseo e pode ter como conseqüência sérios problemas dentais.

Há a possibilidade de ocorrer outro problema, bem menos grave do ponto de vista físico, mas que representa um golpe fortíssimo naqueles que têm no cigarro uma forma de socialização: o desagradável mau hálito, aquele cheiro de ovo podre que costuma afastar as pessoas. Os fumantes têm mais possibilidades de serem vítimas desse problema. Confirmando o que estamos dizendo, basta verificarmos que os fabricantes de cigarro, preocupados com o fato, estão adicionando certas substâncias aromatizantes ao fumo, com o objetivo de neutralizar o odor desagradável que causa, sem contudo obterem êxito.

Podemos observar na boca de um fumante a atrofia das papilas gustativas, alterando a sensação do gosto dos alimentos. Pode trazer também uma série de transtornos, como redução do fluxo salivar, manchamento dos dentes, estomatites e até doenças mais graves como o câncer de mucosa bucal. Há uma relação direta entre o fumo e o carcinoma epidermóide, que é o principal tipo de câncer bucal.

A nicotina em baixas concentrações pode estimular a quimiotaxia dos neutrófilos, mas em altas concentrações pode prejudicar a fagocitose. Há também relatos que nos fumantes ocorre uma diminuição dos níveis de anticorpos salivares (IGA) e séricos (IgG) para P. intermedia e F. nucleatum, além de possuírem uma redução nos linfócitos.

Assim, ocorre um comprometimento na resposta imunológica estabelecendo ou agravando a doença periodontal e, conseqüentemente acarretando reabsorção óssea, perda de inserção periodontal e aumento da profundidade de sondagem. Tais processos são coordenados por citocinas pró-inflamatórias e ósteo-reabsortivas.

A nível de cavidade bucal também estão descritos vários efeitos adversos do tabagismo no tecido ósseo. Sendo assim, fumantes apresentam um risco acrescido de perda óssea alveolar, mobilidade dentária e perda dentária precoce, reabsorção da crista alveolar, atraso na cicatrização da ferida pós extração dentária, doença periodontal, mobilidade em enxertos ósseos e falência na osteointegração de implantes.

CONCLUSÂO

A doença periodontal pode ter seu curso evolutivo agravado por questões relacionadas com o hábito de fumar. Mostrando assim uma possível associação entre a prevalência e a severidade da doença periodontal com o tabagismo.

Como a severidade da doença periodontal está relacionada à duração e a quantidade de cigarros fumados,  observa-se que os dentistas devem adotar um novo papel, o de instruir a população e engajar-se em campanhas anti-tabagismo, orientando seus pacientes sobre os riscos de contrair doenças através do fumo, exercendo assim a função de um verdadeiro promotor de saúde.

Por Drª Vivian Bernhard
Especialista em Periodontia & Implantodontia
Habilitação em Laser na Odontologia.
Graduação em Odontologia
REFERÊNCIAS

1. FEDI JÚNIOR, Peter F.; VERNINO, Arthur R. Fundamentos de Periodontia. 3. ed. São Paulo : Ed. Premier, 1998. 221p.

2. GOMES, Célio. O Tabagismo e a boca. Disponível em: < http://www.tabagismoonline.com.br/entendendo-melhor/odontologia/o-tabagismo-e-a-boca/ >. Acesso em: 04 de agosto de 2010.

3. LINS, R.D.A.U. O relevante papel do fumo como fator modificador da resposta imune na doença periodontal.  Revista Brasileira de Odontologia, v62, n1 e2, p.128-131, 2005.

4. NOGUEIRA FILHO, Getúlio da R. et al. O fumo como fator de risco à doença periodontal. Revista de Peridontia, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 20 – 23, jan/jun. 1997.

5. OBICI, Leonardo Lamberti; JOLY, Júlio César; LIMA, Antônio Fernando Martoretti de. Hábito de fumar e doença periontal em jovens. Revista de Periodontia, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 71 – 76, jul/dez. 1997.

6. PEREIRA, M.L.L; COSTA, M.A; FERNANDES, M.H.R. Efeito da nicotina na morfologia e proliferação de células  do osso alveolar em diferentes fases de diferenciação. Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial, v46, n2,, 2005.

7. TORRES, B. S. Tabagismo: o que você precisa saber. Google Livros Editora Universitária UFPE, p.225-227, 2005.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s