As Regras da Higiene Bucal


HIGIENE BUCAL

A escova e o creme dental devem entrar em ação, no mínimo, três vezes ao dia, depois das refeições. Aplique movimentos semicirculares e suaves, que contemplem de dois a três dentes por vez. Nenhum deles pode ser esquecido, tampouco a língua e “céu da boca”.

Mantenha a escova levemente inclinada para que as cerdas macias, por favor cheguem bem à junção do dente com a gengiva. Capriche ainda mais na escovação da noite, porque, durante o sono, diminui a produção de saliva, que ajuda a lavar a sujeira. O fio dental completa a higiene antes ou depois da escova. Ele precisa chegar até o espaço de contato entre o dente e a gengiva. Já o enxaguatório só deve ser usado se o dentista recomendar.

Dentaduras, fixadores e outros aparelhos devem ser mantidos muito limpos. Isso inclui escovação regular e talvez também mantê-los imersos em soluções para limpeza.

A limpeza regular dos dentes por um dentista é importante para remover a placa que pode se desenvolver até mesmo com a cuidadosa escovação e uso de fio dental, especialmente nas áreas que são difíceis para o paciente alcançar sozinho em casa.

É recomendado a realização de limpeza profissional dos dentes a cada seis meses. Exames e limpezas mais freqüentes podem ser necessários durante o tratamento de vários problemas bucais e dentais. O exame rotineiro dos dentes deve ser feito pelo menos uma vez por ano.

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves.

Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.

Por Drª Vivian Bernhard
Especialista em Periodontia & Implantodontia
Habilitação em Laser na Odontologia.
Graduação em Odontologia

REFERÊNCIAS

1. Colgate. O Que é Uma Boa Higiene Bucal? Disponível em: < http://migre.me/11NZM >. Acesso em: 02 de agosto de 2010.

2. Copacabana Runners. Higiene Bucal. Disponível em: < http://migre.me/11O06 >. Acesso em: 02 de agosto de 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s