Doença Periodontal & Doença Pulmonar


RESUMO

Há evidências de que a Doença Periodontal pode modificar o curso de algumas doenças sistêmicas. No caso das Doenças respiratórias, as bactérias presentes na gengiva doente podem ser aspiradas para o pulmão causando uma infecção. Essa associação parece ser mais importante em indivíduos debilitados, tanto por condições gerais de saúde (indivíduos hospitalizados) devido a dificuldades de higienização bucal, presença de bactérias resistentes a antibióticos e/ou possíveis objetos contaminados, quanto pelo envelhecimento e redução das defesas naturais do organismo.

REVISÃO DE LITERATURA

Infecções respiratórias bacterianas podem ser adquiridas através da aspiração (inalação) de pequenas gotículas da boca e da garganta que vão para os pulmões. Estas gotículas contêm germes que podem se instalar e se multiplicar nos pulmões e causar danos. Pesquisas recentes sugerem que bactérias da garganta, assim como da boca, podem ser encontradas no trato respiratório inferior. Isto pode causar infecções ou piorar condições pulmonares já existentes. Pessoas com doença respiratória, tal como a doença pulmonar obstrutiva crônica, sofrem tipicamente de sistemas protetores reduzidos, tornando mais difícil eliminar bactérias dos pulmões.

Pesquisadores descobriram que bactérias que habitam a cavidade bucal podem ser aspiradas para os pulmões e causar doenças respiratórias, como a pneumonia, especialmente em pessoas com doença periodontal. As doenças pulmonares obstrutivas crônicas causam obstrução persistente das vias aéreas. A causa principal desta doença parece ser o hábito de fumar por um longo período. Os produtos químicos e a poluição do ar irritam as vias aéreas causando obstrução. Danos futuros aos tecidos e a função pulmonar podem ser prevenidos, mas danos já estabelecidos não podem ser recuperados. A doença pulmonar obstrutiva crônica não-diagnosticada ou não-tratada pode resultar em danos irreversíveis.

Atualmente, estudos estão em andamento para estabelecer como a higiene oral e a doença periodontal podem estar associadas com as doenças pulmonares.

Portanto, ter uma boca saudável, sem doença periodontal é de grande relevância para a sua saúde geral.

CONCLUSÃO

Estudos recentes sugerem uma inter-relação entre Doença Periodontal e Doenças Respiratórias. Por esse motivo, indivíduos considerados susceptíveis às Doenças Respiratórias devem ter acesso ao Tratamento Periodontal com intuito preventivo. É importante ressaltar que o retorno periódico às consultas de Controle e Manutenção é fundamental para o sucesso do tratamento.

Por Drª Vivian Bernhard
Especialista em Periodontia & Implantodontia
Habilitação em Laser na Odontologia.
Graduação em Odontologia
REFERÊNCIAS

1. Ibraperio. Doenças Periodontais e seus efeitos no corpo humano. Disponível em: < http://www.ibraperio.com.br/periodontia/efeitos.htm >. Acesso em: 30 de julho de 2010.

2. Portal Saúde Brasil. Aliança Global contra Doenças Crônicas. Disponível em: < http://www.saudebrasilnet.com.br/SBN_PORTAL/TempImageConteudo.aspx?COD_CONTEUDO=164 > Acesso em: 30 de julho de 2010.

3. Sonoda, L.L. , Sekiguchi, R.T., Feng H.S. Doenças Periodontais e Doenças respiratórias. Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Ano?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s